Curso de Engenharia de Alimentos UFMT/CUA realiza análise sensorial do nécta do abacaxi na próxima semana

Análises Sensoriais
Agência Focaia
Redação
Giulia Sacchetti

Acontece na próxima quarta-feira (26), na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA), uma análise sensorial de néctar de abacaxi, promovida pelo quarto semestre do curso de Engenharia de Alimentos. A análise ocorre no bloco de laboratórios do curso, sala de análise sensorial, com início as 10h e término somente quando atingir cinquenta provadores do produto.

O objetivo dos acadêmicos do curso, segundo a professora responsável pela análise, Luciana Costa Lima, é verificar a aceitabilidade do néctar de abacaxi, que é um tipo de suco já pronto para consumo. Haverá tratamentos que irão misturar outras frutas com o abacaxi para observar qual das formulações é mais aceita pelos voluntários. Por ser uma análise que trabalha com provadores não treinados, o mínimo de participantes é cinquenta.

Para a análise, utiliza-se uma escala que vai de “desgostei extremamente” até “gostei extremamente”. Após a coleta de dados, realiza-se um teste de médias, para verificar qual ou quais tratamentos foram mais aceitos, como destaca Lima.