Contra reforma no ensino médio, estudantes ocupam escolas em sete estados e no Distrito Federal



Protestos


Paula Laboissière


Foto: Narley Resende/Paraná Portal
http://paranaportal.uol.com.br/wp-content/uploads/2016/10/WhatsApp-Image-2016-10-07-at-09.02.16-500x375.jpegEstudantes de todo o país têm protestado contra a medida provisória que trata da reforma do ensino médio, anunciada pelo governo federal no mês passado. Durante a semana, pelo menos 48 escolas foram ocupadas por alunos em todo o país - 37 delas apenas no Paraná. As ocupações começaram na segunda-feira (3). 

Durante os protestos dos estudantes, em uma das maiores escolas do Paraná, professores se reúnem, na quinta-feira (6), do lado de fora da instituição (foto)

De acordo com a presidente da União Paranaense de Estudantes Secundaristas, Camila Lanes, ainda há duas escolas ocupadas em Minas Gerais; uma no Rio Grande do Sul; uma em Goiás; uma em Brasília; quatro no Rio Grande do Norte; uma em Mato Grosso e uma em São Paulo. A informação foi divulgada no perfil de Camila no Facebook.

Por meio de nota, a entidade manifestou apoio aos estudantes. “A União Paranaense dos Estudantes Secundaristas sempre pautou e defendeu a reforma do ensino médio. Porém, no dia 22 de setembro todos os estudantes foram pegos de surpresa com a medida provisória imposta por Michel Temer, que reforma o ensino médio. Uma reforma limitada e que não nos representa”.
Na avaliação da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), a medida provisória é um retrocesso que tem causado mobilizações estudantis em todo o Brasil.

“O projeto visa excluir as disciplinas de filosofia, sociologia, artes e educação física do currículo obrigatório das escolas, tornando-as matérias optativas. A proposta tem sido veementemente refutada pelo movimento estudantil, que discorda do projeto autoritário que pretende eliminar o pensamento crítico das instituições de ensino”, defendeu a entidade em nota.

A Secretaria de Educação do Paraná afirma que vai realizar, na próxima semana, conferências regionais por todo o estado com a participação de diretores, professores e alunos com o objetivo de coletar sugestões que serão enviadas ao Ministério da Educação e ao Congresso Nacional para definir o posicionamento do Paraná sobre o tema.

Em relação às ocupações, a secretaria destaca que as escolas devem reorganizar o calendário para garantir o cumprimento do mínimo de horas previsto em lei para assegurar o ano letivo.

MP do ensino médio

A medida provisória torna obrigatórias para os três anos do ensino médio apenas as disciplinas de português e matemática. Inglês também será obrigatório, mas não necessariamente para os três anos. Os demais conteúdos serão determinados pela Base Nacional Comum Curricular, que ainda está sendo definida.

As mudanças só devem começar a valer a partir de 2018, de acordo com o texto, no segundo ano letivo subsequente à data de publicação da Base Curricular. Porém, pode ser antecipado para o primeiro ano, desde que com antecedência mínima de 180 dias entre a publicação da Base e o início do ano letivo.

Em São Paulo, escola é desocupada

http://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/_agenciabrasil2013/files/styles/interna_grande/public/escola_caetano_sp_ocupacao.jpg?itok=0dyi7HT8Estudantes desocuparam ontem (8), por volta das 19h20, a escola estadual Caetano de Campos, na região da Consolação, centro da capital paulista. A desocupação ocorreu após negociação com representante da Polícia Militar e a direção da escola. Logo depois da saída do grupo de estudantes do prédio, policiais da chamada tropa do braço, que atua em manifestações, entrou no local para fazer a vistoria.