PALESTRA NO INTERMÍDIAS

Por Giovanna Rosti

Pesquisadora da UFU/MG de mídias sociais, Mirna Tonus, encerra segundo dia de atividades

O segundo dia do I Intermídias da UFMT/CUA foi encerrado, nesta quinta-feira(7) com uma palestra ministrada pela professora Mirna Tonus, Docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A pesquisadora do jornalismo nas redes sociais, durante a palestra, analisou as transformações da comunicação midiática com a inserção das novas mídias digitais, com impactos na forma de produzir notícias nos jornais tradicionais, bem como no dia a dia do profissional de imprensa.

Foto - Jesse dos Santos/estudante de jornalismo UFMT/CUA
Alunos do Curso de Jornalismo juntamente com a professora Mirna Tonus

Na palestra, a pesquisadora discorreu sobre o tema, "O Potencial das Mídias Sociais para o Exercício do Jornalismo" debateu sobre a nova forma de jornalismo na atualidade, que sai das amarras dos veículos midiáticos históricos. Conforme destacou vivemos em um cenário de mais verdades ditas, em consequência das muitas formas de mensagens, sobretudo, aquelas publicadas nas redes sociais. No entanto, disse lamentar falta de discussão saudável nessas novas mídias. 

Neste sentido, a pesquisadora ressaltou que, diferentemente do passado, as tecnologias da informação colocam mais dados à disposição das pessoas, de modo que possam saber mais rapidamente de acontecimentos sociais e ter diferentes pontos de vistas. Antes, a mediação, ou seja, a produção de notícia estava nos critérios de poucos veículos de comunicação, as chamadas mídias tradicionais, como jornal, televisão e rádio. 

Desta forma, a transformação do jornalismo torna-se inevitável, embora mantenha os fundamentos da produção de notícias, como o rigor com as fontes, preocupação com a ética, e valorização da democracia, em um processo de mediação.

Após demonstrar o crescimento exponencial do número de usuário nas tecnologias digitais e muitos usos no dia a dia da população mundial e exposição de pontos importantes sobre a convergência das novas mídias no jornalismo, a pesquisadora abriu espaço para questionamentos do público, formado por maioria de alunos de comunicação da UFMT. Uma das preocupações dos estudantes girou em torno da inclusão do jornalismo ético e moral nas novas tecnologias oferecidas pelo avanço da internet.

Logo após, em entrevista ao blog Focaia, Mirna Tonus ressaltou a importância de as universidades acrescentarem, nas suas grades curriculares, matérias relacionadas às redes sociais.  Através de dados de pesquisas realizadas, a professora da UFU destacou o aumento do número de jornalistas que utilizam as mídias digitais para informação. Como resultado, disse que os profissionais da comunicação "melhorou uso das redes sociais", sendo mais eficientes na manipulação de dados, com mais informação e qualidade. 

Por fim elogiou a iniciativa dos organizadores do evento - os professores, alunos e universidade - pela comemoração do dia do jornalista na UFMT, e a relevância em abordar temas e discussões sobre a nova face do jornalista.

Nesta sexta-feira(08), a pesquisadora encerrará suas atividades no Intermídias com realização de oficina sobre Construções de Narrativas Jornalísticas Transmidíaticas, a qual vem sendo muito aguardada pelos estudantes do curso de jornalismo.

Apresentação musical

Na abertura do evento, nesta quinta-feira houve apresentação de peças musicais do Coral Canto Maior, regido pelo professor da UFMT, do Campus Universitário Araguaia (CUA), Marcos Donisete.  Ao se apresentar para os estudantes de Jornalismo, o regente, que é docente do curso de engenharia, ressaltou com entusiasmo que há quinze iniciou o projeto na Universidade mato-grossense e, entre idas e vindas, continua na coordenação das atividades. 

Os coralistas e musicistas, como observou Donisete, são alunos de vários cursos do campus, os quais apresentaram músicas de diferentes idiomas. Muitas das melodias do repertório, como fez questão de ressaltar o professor, dizem respeito as formas simples de desejar coisas boas aos demais povos.