No Instagram, espaço para arte e curadoria

Muito além do curtir! Multiplicam-se na rede, perfis que mais se parecem uma galeria. Com destaque em sites, revistas ou no próprio IG, seus donos praticamente duplicam os cliques e são convidados para moderarem outros perfis

Com mais de 150 milhões de usuários no mundo, o Instagram é hoje uma das redes sociais mais queridinhas do público. Prova disso são as milhares de fotos postadas, diariamente, na plataforma. Para os usuários mais assíduos, o networking e a visibilidade dos “trabalhos” é o que torna a rede tão instigante. Sem falar no público-fim que ela aparece atrair: “mais adulto” e com muitos interesses em comum.

Mas o que muitos usuários não sabem, é que cada vez mais seguidores realizam um importante trabalho de curadoria de conteúdo. Ou seja, atuam como moderadores ou membros convidados de IGs (denominação para perfis no Instagram) colaborando, assim, voluntariamente, para a seleção de imagens e novos talentos. Claro que os fotógrafos profissionais levam vantagem aqui, mas com o perfil aberto e a hashtag certa, sua foto pode virar destaque em uma ou outra galeria. E dá-lhe feedback positivo, com o dobro de cliques e novos amigos!

Quem são e como funciona - E se você aí ficou curioso em saber como tudo isso funciona, buscamos para você três perfis pra lá de ativos na rede que explicam, em detalhes, a tríade: colaboração, arte e curadoria. O primeiro da lista é o brasiliense Walter Arruda. Moderador há menos de 1 mês, ele diz usar a rede há 3 anos, mas há pouco mais de 1 ano com esse viés. Com novas propostas em andamento, Walter se reveza entre os trabalhos artísticos em seu perfil no @walter_arruda, o trabalho do dia a dia, e a moderação de fotos para os IGs @BR.arts_ e @BR.architecture_.

Contando melhor como a moderação funciona, ele diz que “só nesses dois temas do @Brazil há mais de 15 pessoas envolvidas, que se falam via Whatsapp a respeito de vários assuntos e do início das postagens, que acontecerão até fevereiro. É como um trabalho de pesquisa das melhores fotos e feeds interessantes que contenham os temas propostos”, afirma. Com fotos de Brasília no Instagram, ele diz que o grupo já se reúne no RJ e prepara encontros em Brasília. Taí um cara que vale a pena seguir!

Continue lendo aqui!