"Parem de praticar o slut shaming", diz Aline Cavalcante


Pessoas que eu amo: por favor, parem de praticar o slut shaming. É feio, pega mal, faz você parecer estúpid@.

"Slut shaming" (ou slut-shaming) é definido como o ato de induzir uma mulher se sentir culpada ou inferior devido a prática de certos comportamentos sexuais que desviam de expectativas tradicionais de seu gênero. Estes comportamentos incluem, dependendo da cultura, ter um grande número de parceiros sexuais, ter relações sexuais fora do casamento, ter relações sexuais casuais, agir ou se vestir de uma maneira que é considerado excessivamente sexual. Isso geralmente é feito através de xingamentos, bem como de outras formas mais discretas ou disfarçadas. Entre os diversos insultos, pode-se encontrar os termos "vadia", "puta", "biscate", "oferecida", etc.

O slut-shaming atua de forma a policiar e restringir a sexualidade feminina e sua expressão, definindo os limites do comportamento sexual aceitável. Ele também é utilizado como forma de culpar a vítima por ter sido estuprada, alegando que o abuso foi causado (em parte ou no todo), devido a mulher vestir roupas curtas ou agir de forma atrevida e imoral, incitando o estuprador ao ato".

Foto: Facebook

Ex Foca do Araguaia, Aline Brandão Cavalcanete transferiu-se do curso de jornalismo da UFMT Araguaia para o da UFRB onde se forma neste mês.

Leia também: