CNE publica no DOU aprovação das Diretrizes de Jornalismo


Clique para Ampliar
Presidente da Comissão das DCJ, José Marques de Melo
O Conselho Nacional de Educação publicou o parecer que aprova as Diretrizes Curriculares para o Curso de Jornalismo no Diário Oficial da União, edição do último dia 3 de maio. Com a publicação do Parecer da Câmara de Educação Superior do CNE, oficialmente as Diretrizes estão aprovadas. Falta agora a homologação ministerial. Com esta publicação, os cursos de Jornalismo de todo país poderão iniciar as reformulações do Projeto Pedagógico.
Segundo o presidente da Comissão de Especialistas que elaborou o Projeto das Novas Diretrizes Curriculares do Curso de Jornalismo, José Marque de Melo, "agora que as diretrizes foram publicadas, chegou a hora de agilizar a  homologação ministerial". Destacou que é importante "pensar na organização de um ato público no dia 1 de junho, dia nacional da imprensa, para alavancar a valorização do ensino e da pesquisa de Jornalismo, pois a grande vitoria alcançada no CNE, com o aval do MEC , foi o reconhecimento do Jornalismo como ramo autônomo e especifico na árvore  da saber comunicacional".
Destacou ainda o professor Dr. José Marques de Melo que "é importante reconhecer publicamente a iniciativa do ministro Fernando Haddad  e da sua equipe – Drs. Maria Paulo Dallari, Roberto Wollinger e Cleunice Rehem -, bem como a coerência do ministro Mercadante e dos seus principais auxiliares, dando seqüencia à implantação das Diretrizes. Trata-se de detalhe importante, pois agora começa a segunda fase do movimento liderado pela nossa comissão, ou seja, converter as Diretrizes Curriculares Nacionais em ações destinadas a construir uma sociedade democrática no país. Esta foi precisamente a meta que reuniu a Comissão e a utopia que promoveu o entusiasmo".
O documento das novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Jornalismo pode ser acessado no endereço: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=13063&Itemid=